Até agosto de 2024, a Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais (Editora Uemg) recebe inscrições para o Edital 01/2024, dedicado à seleção de obras originais das áreas das artes e da música para publicação.
Serão produzidos livros de artista (ou livros sobre a obra do artista) e de partituras (ou conjuntos de partituras e partes). O edital tem abrangência nacional, mas os artistas e músicos(musicistas) pesquisados devem ser mineiros ou ter sua produção no âmbito do estado.
Não há delimitação de linguagem ou técnica artística. Portanto, para a área das Artes, é possível submeter obras que envolvam a gravura, a pintura, a fotografia, dentre outras expressões, mas as imagens precisam ser enriquecidas com paratextos do próprio artista e/ou de críticos e pesquisadores.
Para as obras que envolvem a Música, são aceitas composições para orquestra sinfônica, de câmara, de cordas e outras variações, sempre associadas a paratextos sobre o músico(musicista) e a partitura, contextualizando-a e destacando sua importância estética e histórica e o processo criativo.
Podem participar artistas, compositores, críticos de arte, pesquisadores e demais profissionais interessados. As publicações vão compor as coleções Artistas de Minas e Música de concerto em Minas.
O edital se insere nas comemorações dos 80 anos da Escola Guignard e dos 70 anos da Escola de Música da Uemg. As inscrições vão até 9 de agosto de 2024. Os materiais necessários e normas para a submissão estão definidos no edital.
O link de acesso ao edital está disponível no site da Editora Uemg (
editora.uemg.br). Para mais informações, envie um e-mail para editora@uemg.br.
Fonte: Folha da Manhã
Foto: Reprodução