A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, abriu processo seletivo para a primeira edição da Residência Artística de 2026, com bolsa-residência de R$15 mil. O artista, grupo ou companhia selecionado terá que produzir uma apresentação inédita e compartilhar seus conhecimentos e metodologias de criação com os estudantes dos Cursos Regulares da SPED. As inscrições são direcionadas apenas para artistas ou companhias com pessoa jurídica até 19 de fevereiro, pelo site da instituição.
Essa é a 1ª Residência Artística de 2026, com atividades de 9 a 25 de março, sendo os dois últimos dias reservados para duas apresentações abertas ao público. O projeto tem como objetivo levar novos olhares sobre a dança aos estudantes. Além disso, a Escola também dá a oportunidade da companhia ou artista se aprofundar em sua pesquisa em um local equipado e preparado para recebê-lo.
É necessário que a proposta para a Residência esteja de acordo com o módulo pedagógico atual da Escola, que trata sobre espaços não convencionais e apropriação, contaminação e autoria. A seleção é realizada pela avaliação da proposta, do histórico do proponente e da viabilidade do plano.
“Buscamos conectar projetos artísticos consistentes ao processo de formação dos nossos estudantes. É nesse encontro entre criação, troca e escuta que a arte se fortalece, se torna mais relevante e amplia sua capacidade de tocar e encantar diferentes públicos”, afirma Inês Bogéa, diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança.
Serviço:
1° Residência Artística de 2026
Inscrições: 21 de Janeiro a 19 de fevereiro de 2026, pelo site da SPED.
Período: 9 a 25 de março de 2026, duas apresentações abertas nos dois últimos dias.

