O Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, está com inscrições abertas para 420 vagas em cursos gratuitos de iniciação à música sinfônica. Os interessados podem se candidatar pela internet até o dia 7 de junho.
Podem participar das atividades pessoas maiores de 15 anos. Não é necessário ter conhecimento prévio na área, pois os cursos têm como principal objetivo a introdução à apreciação musical e à prática instrumental.
As aulas serão ministradas de forma virtual, via plataforma Zoom, permitindo, assim, a participação de estudantes de diversos municípios da Bahia e de outros estados. Conforme o TCA, os professores são músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).
Ao todo, três cursos são ofertados nesta edição. São eles:
Linguagem musical da orquestra sinfônica, com Alexandre Loureiro, às segundas ou às quartas;
História da Música: compositores e compositoras, com Karina Seixas, às quartas ou às quintas;
Iniciação à flauta doce, com Uibitu Smetak, às terças ou às sextas-feiras.
Para assegurar a rotatividade e a ampliação do atendimento à população, os interessados podem se inscrever em apenas uma das turmas disponíveis, sendo vedada a validação de inscrições de estudantes que já cursaram os mesmos módulos em edições anteriores. O preenchimento das vagas ocorre por ordem de inscrição.
Após o encerramento do prazo, a organização enviará um e-mail de retorno aos candidatos até o dia 12 de junho, prazo em que será necessária a confirmação de interesse para a efetivação da matrícula.
A iniciativa é realizada em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Confira abaixo mais detalhes sobre os cursos:
A linguagem musical da orquestra sinfônica com Alexandre Loureiro
Turma 1: segundas-feiras, das 14h às 16h, de 15 de junho a 24 de agosto
Turma 2: quartas-feiras, das 10h às 12h, de 17 de junho a 26 de agosto
80 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação)
O curso foca na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e em seus instrumentos. São abordados os elementos da música, as características dos instrumentos de uma orquestra, o papel do maestro, os elementos e sinais básicos constitutivos de uma partitura musical, dentre outros temas, visando a audição musical consciente.
História da música: compositores e compositoras com Karina Seixas
Turma T1: quartas-feiras, das 19h às 21h, de 17 de junho a 09 de setembro
Turma T2: quintas-feiras, das 10h às 12h, de 18 de junho a 17 de setembro
80 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação)
Pré-requisito: maiores de 15 anos
O curso propõe uma escuta mais atenta dos estilos da tradição ocidental, da Idade Média ao início do século XX. As aulas abordam instrumentos de orquestra, contextos histórico-culturais e compositoras e compositores de diferentes períodos.
Iniciação à flauta doce com Uibitu Smetak
Turma T1: terças-feiras, das 10h às 12h30, de 16 de junho a 08 de setembro
Turma T2: sextas-feiras, das 10h às 12h30, de 19 de junho a 18 de setembro
50 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação)
Pré-requisito: maiores de 15 anos que possuam flauta doce (germânica ou barroca)
O curso oferece noções básicas de execução da flauta doce, além de fundamentos de teoria musical, percepção e repertório da música de concerto. O objetivo é promover a musicalização como forma de enriquecimento cultural e expressão artística. Para obtenção de certificado, é exigida frequência mínima de 80% e a apresentação de uma prática musical na aula final. Desde o primeiro encontro, o participante deve ter em mãos uma flauta soprano — preferencialmente barroca — e manter a câmera aberta durante as aulas para orientação técnica.
Fonte: G1

