Durante o mês de maio o SATED/SP, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de São Paulo, realiza diversas atividades de qualificação. A entidade completou 90 em dezembro de 2024 e escolheu o mês do trabalhador da cultura para marcar a celebração. De 12 a 29 de maio, trabalhadores e trabalhadoras da cultura poderão participar de oficinas, palestras e bate-papos, tudo de forma gratuita. Ao todo serão 10 ações, entre cursos e palestras, presenciais e on-line e mais de 800 vagas oferecidas. As inscrições para essas atividades podem ser realizadas através de formulário de inscrição disponibilizado no site oficial do SATED/SP – satedsp.org.br – ou através das redes sociais do sindicato @satedspoficial.
Entre as atividades estão workshop sobre gestão de carreira, bate-papo com produtoras de elenco, masterclass sobre mercado de teatro musical, além de palestras sobre direitos autorais, fraudes nas relações de trabalho, assédio, entre outros. Os encontros e masterclass contam com a parceria de profissionais renomados da área artística como Ciléia Biaggioli, Ale Tosi, Deborah Carvalho, Igor Pushinov, Fábio Lucindo, Thaís Durães, Saulo Vasconcelos e Alexandre Sean. Para conversar sobre direitos dos trabalhadores, as oficinas são com especialistas de peso: Mariana Serrano, Renan Bernardi Kalil, Luiz Renato de Barros e Victor Drummond.
Além dessas ações gratuitas, os artistas que necessitam fazer selftape terão a oportunidade de renovar seu material profissional em estúdio. Para quem é associado ao SATED/SP, a taxa é simbólica no valor de R$ 100. Para essas atividades são oferecidas apenas 30 vagas em parceria com o Mofe Studio, sendo 10 vagas gratuitas para pessoas pretas, pardas, indígenas e LGBTQIAPN+ que estejam associadas ao SATED/SP. Os demais interessados, com DRT, a taxa é R$ 180. O agendando para gravação será entre os dias 27 e 29 de maio, das 10h às 19h.
A presidenta do SATED/SP, Rita Teles, destacou que ações como essas são importantes para a categoria de artistas e técnicos e que é um desejo da instituição oferecer qualificação para os trabalhadores da cultura de forma acessível. “Mais do que lutar por direitos, é imprescindível que o sindicato esteja lado a lado com a categoria na construção de ampliar possibilidades para quem vive da arte. Para isso, o processo de qualificação continuada é muito importante. Acreditamos que oferecer essas atividades para os trabalhadores e trabalhadoras do estado de SP é um pontapé inicial para algo que já estamos planejando há algum tempo. Realizar em maio, que é o mês de valorização do trabalhador da cultura é mais significativo ainda, celebra Rita.
Já Gabrielle Araújo, vice-presidenta do SATED/SP, enfatiza que essas atividades trazem direcionamento para os profissionais neste novo cenário. “Em tempos de tantas mudanças no setor cultural, é fundamental se atualizar, entender as novas regras do jogo e se fortalecer como profissional e como coletivo. Essa ação é um convite para refletir, se conectar com temas urgentes e seguir em frente com mais conhecimento e união”, finaliza.
Inscrições: https://mailchi.mp/059499bea25d/satedsp-comemora-90-anos-com-qualificao-gratuita-para-artistas-e-tcnicos