Produtores, artistas, técnicos e estudantes de diversas linguagens artísticas já podem realizar aquele projeto profissional que estavam guardando. De outubro a dezembro, o iluminador, ator e professor J.Gioia ministra a “Oficina de Iluminação Cênica Ponto de Encontro de Fazedores de Arte” e convida interessados de todo o país a mergulhar na arte e na técnica da iluminação de espetáculos. As aulas serão realizadas no Centro Técnico de Artes (CTA), da Funarte, no Centro do Rio, todas as segundas-feiras, das 14h às 17h, com módulos presenciais e online. O investimento é de R$ 400,00 mensais, ou pacote promocional de R$ 1.080,00, pelos três meses de curso.
A “Oficina de Iluminação Cênica Ponto de Encontro de Fazedores de Arte” tem como proposta criar uma experiência teórico-prática que vai muito além da técnica: explora a luz como ferramenta criativa e expressiva em teatro, circo, dança, música e outras linguagens artísticas, além de integrar teoria, prática e acessibilidade. Para cada encontro semanal são disponibilizadas 20 vagas presenciais e 10 online. A aula online é transmitida ao vivo, e pode ser assistida por participantes de todo o Brasil. Por meio dessa ação, o projeto busca democratizar o acesso e reforçar a relevância nacional da iniciativa.
“As dez vagas online ampliam o impacto da oficina para além do Rio de Janeiro, permitindo que participantes de diferentes regiões do país tenham acesso à mesma formação de qualidade oferecida, geralmente, de forma presencial no CTA. Essa modalidade ao vivo garante interação direta com professores e colegas, assegurando uma experiência completa de aprendizado e troca, o que reforça a relevância nacional da iniciativa. A motivação principal está em democratizar o acesso a uma formação com o selo da Funarte aliada à estrutura e importância histórica da instituição.”, ressalta J.Gioia.
O projeto Ponte das Artes também disponibiliza duas bolsas sociais, 100% gratuitas, para maiores de 16 anos, e que possam cursar a atividade no módulo presencial. “Reafirmamos assim o compromisso com a democratização do acesso à formação artística. Essa iniciativa busca alcançar pessoas que, muitas vezes, não teriam condições de investir em um curso desse nível, fortalecendo a diversidade de vozes e experiências presentes no processo formativo”, explica o ministrante.
As inscrições para a “Oficina de Iluminação Cênica Ponto de Encontro de Fazedores de Arte” estão abertas e os interessados podem obter mais informações sobre as formas de pagamento e as bolsas sociais em https://linktr.ee/pontedasartesproducoes
Com mais de 20 anos de carreira, o especialista em iluminação cênica, J.Gioia, explica que um dos objetivos dos encontros é oferecer um espaço de aprendizado e estímulo à troca de informações entre as diversas linguagens, além da democratização do conhecimento. “Ao longo dos anos, percebemos que existia uma grande distância entre os produtores, artistas e técnicos. Achamos que seria interessante construir uma ponte para unir esses profissionais. Por meio de pesquisa, prática e inovação buscamos encurtar essa distância e criar juntos trabalhos de sucesso”, ressalta o ministrante do curso. O projeto foi contemplado no Programa Funarte Aberta 2025.
Aliando estudo técnico e experimentação criativa, a “Oficina de Iluminação Cênica Ponto de Encontro de Fazedores de Arte” incentiva os participantes a não só assistir às aulas, mas a “pôr a mão na massa” fortalecendo habilidades técnicas e artísticas. Ao final do curso, cada aluno terá a oportunidade de sair com um material autoral para apresentar ao mercado de trabalho. Produtos criados pelos participantes a partir do interesse e do percurso artístico de cada um, como selftape (autogravação em vídeo) ou projeto de luz para teatro, por exemplo, serão exibidos na formatura, com previsão de realização após 15 de dezembro.