O Grupontapé, companhia de teatro de Uberlândia-MG, realizará, nos dias 04, 05 e 06 de novembro deste ano, uma oficina gratuita sobre circo-teatro. O facilitador será Fernando Neves, diretor, ator e fundador do grupo “Os Fofos Encenam”, de São Paulo-SP. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link disponível na bio do perfil do Grupontapé, no Instagram. Ao todo serão 15 vagas.
A oficina será conduzida com base na pesquisa feita por Fernando Neves, desenvolvida e exercitada com o grupo “Os Fofos Encenam”, sobre o universo do Circo-Teatro. A oficina apresentará uma atualização da interpretação de artistas que atuam nos circos; teatro de revista e comédia, principalmente na Praça Tiradentes do Rio de Janeiro; nômades, de formas populares, que criaram seus repertórios viajando pelo Brasil, do final do século XIX até meados do século XX, entendendo o que fazia o brasileiro rir e chorar.
“Na nossa oficina trabalharemos a principal referência, a base que norteou o fazer teatral nos circos de todo o Brasil: o melodrama francês, adaptado para a realidade brasileira. Mirando nele, nós teremos as fontes para o desenvolvimento do trabalho de composição dos personagens; de como se dá a triangulação; a construção do tempo dramático e cômico, sempre sinalizado pela música; a quebra do psicologismo e do conceito da quarta parede. Transformações ditadas pelos populares e não pelos eruditos”, adianta Fernando Neves.
Ele explica que os inscritos receberão acesso a um pequeno texto, que devem trazer consigo para ser usado como exercício para a oficina. “Os participantes também podem optar em levar um trecho de uma cena que já tem preparada e usá-la no exercício”, orienta Fernando.
Cada encontro terá a duração de três horas e o certificado será emitido pelo Grupontapé.
As oficinas fazem parte do projeto “Manutenção do Grupontapé” aprovado pela – Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Serviço
O quê: Oficina Interpretação no Circo-Teatro
Quando: 04, 05 e 06 de novembro de 2024
Horário: sempre das 19h às 22h
Público: artistas de teatro com experiência (estudantes e/ou profissionais)
Total de vagas: 15 vagas
Ministrante: Fernando Neves (ator, diretor e fundador da companhia teatral “Os Fofos Encenam”, de São Paulo)