A Estúdio Giz lança, em parceria com a Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura, o Programa de Formação em Coprodução Internacional, voltado a produtoras audiovisuais localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Com carga horária de 24 horas distribuídas ao longo de dois meses, o programa é gratuito, online e contará com corpo docente especializado. O conteúdo abrangerá desde a contextualização histórica e regulatória até os aspectos técnicos da elaboração de contratos e certificação de obras audiovisuais, além de estratégias de vendas e participação em festivais internacionais. A iniciativa busca fortalecer a presença do audiovisual carioca no cenário global, promovendo conexões e oportunidades para produtores locais.
A formação é voltada para representantes de empresas audiovisuais que tenham produzido entre um e quatro longas-metragens com Certificado de Produto Brasileiro (CPB) emitido. A seleção dos participantes seguirá critérios que incluem políticas afirmativas de raça e gênero, além de reserva de 20% das vagas para empresas de nível 1 e 2, garantindo maior diversidade no setor. Para aqueles que se adequem a uma das políticas afirmativas, será permitida a inscrição de empresas que tenham produzido pelo menos um curta ou média-metragem que tenha sido exibido em festival internacional, sendo dispensada a necessidade de produção de longa-metragem.
Serão ofertadas 40 vagas no total, distribuídas aos produtores que tiverem maior pontuação comprovada por meio da produção de longas (no máximo quatro), curtas e médias, conforme disposto no regulamento, sempre respeitando a prioridade da política afirmativa. Cada empresa poderá inscrever um profissional.
O Programa de Formação em Coprodução Internacional é financiado pela RioFilme por meio do Edital de Apoio à Formação Profissional no Setor Audiovisual e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo.
As inscrições para o programa já estão abertas e podem ser feitas pelo formulário até o dia 17 de abril. As aulas começam no dia 6 de maio.
Fonte: Tela Viva