Para compor a programação da terceira edição da MOSTRA ZLGBT+, o Coletivo Acuenda, da Zona Leste da capital paulista, abre as inscrições para artistas, grupos e/ou coletivos formados por pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+, residentes da capital e região metropolitana de São Paulo. As inscrições são gratuitas, encerram-se às 18h do dia 14 de agosto.
O edital com regulamento e todas as informações, bem como o link para inscrições está disponível no perfil do Instagram do coletivo: www.instagram.com/coletivoacuenda. A MOSTRA ZLGBT+ acontece de 19 a 22 de setembro no Teatro Flávio Império em São Paulo.
Serão selecionadas sete propostas no total, sendo quatro propostas de grupos e/ou coletivos nas linguagens de dança ou teatro e três propostas de artistas individuais nas linguagens de música ou intervenção artística. Os grupos e/ou coletivos selecionados nas linguagens de dança ou teatro receberão um cachê bruto no valor total de R$3.500,00 (três mil e quinhentos reais) e os artistas individuais nas linguagens de música ou intervenção artística receberão um cachê bruto no valor total de R$1.500,00 (mil e quinhentos reais).
A terceira edição da MOSTRA ZLGBT+ integra a programação de comemoração de 10 anos do Coletivo Acuenda contemplada pela 8ª edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura. Formado por artistas moradores do Jardim Romano, bairro da Zona Leste de São Paulo, o Acuenda desenvolve diversas atividades acerca da temática LGBTQIAPN+, principalmente na sua sede, o Espaço Cultural Mansão das Queens.
Sobre o Coletivo Acuenda
Formado por artistas moradores do Jardim Romano, extremo da Zona Leste de São Paulo, foi fundado em junho de 2014 a partir da ação cultural Cabaret D’água que surge com o desejo do grupo de se aproximar da comunidade, falar sobre questões LGBTQIA+ e trazer para o bairro o olhar para a diversidade e inclusão. O coletivo realiza também o concurso Drag D’água, que revela novos artistas e suas criatividades enquanto Drag Queen/Drag King. Em dezembro de 2015 e 2016, o coletivo realizou o Rolezinho Drag, uma ocupação artística no trem da Linha 12 Safira da CPTM, entre as estações do Brás e do Jardim Romano. Em 2017 estreou o seu primeiro espetáculo PERIFERIDA (que volta aos palcos em 2018 e estreia on-line em 2021). No ano seguinte o grupo recebe o Prêmio PapoMix da Diversidade na categoria Ativismos e Coletivos e em 2019 é contemplado na 4ª edição de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo e Secretaria Municipal de Cultura, realizando a primeira mostra ZLGBT que reuniu artistas LGBTQIAPN+ da Zona Leste da capital paulista. Em 2020 o coletivo foi contemplado no Proac de Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Teatro e em 2021 deu início a construção da dramaturgia do espetáculo on-line BRILHO E BATOM – Uma Vivência Editada, que surgiu do questionamento e investigação das pioneiras na arte Drag em São Paulo, os atores transformistas e sua relação com o envelhecimento em contraponto com a juventude atual.
Serviço:
EDITAL MOSTRA ZLGBT+
Inscrições
Até 14 de agosto, 18h.
Informações:
(11) 95288-2903
producaocoletivoacuenda@gmail.com
Fonte e imagem: Assessoria