Jingobel é uma tragicomédia de Cláudio Simões, dramaturgo contemporâneo que consegue com esse texto abordar temas polêmicos com competência, propriedade e humor, de forma acessível, vindo de encontro à estética da Cia. Encena, cuja proposta é a produção de um teatro popular, democrático, acessível e de conteúdo, possibilitando a discussão de temas humanos. Entre eles homossexualidade, que se faz presente através da relação entre três mulheres. Uma delas é Vanusa, homossexual assumida, bem sucedida profissionalmente, independente financeiramente e dona de um discurso decidido; a outra é Teresa, evangélica fervorosa, também homossexual, mas que não assume e é porta voz de um discurso hipócrita; a terceira é Elisa, uma mulher solitária, que num ataque de nervos força a convivência entre as outras duas, suscitando diversas discussões sobre homossexualidade e preconceito.
O espetáculo é recomendado ao público a partir de 14 anos, quando possível e necessário conta com um bate papo após as apresentações. Sabemos que solidão, intolerância religiosa, abandono do idoso, homossexualidade e violência são temas que permeiam a vida de todos em metrópoles como São Paulo. Partindo desse pressuposto acreditamos na identificação do público com a história e com as personagens. Essa relação se dá de forma cômica e dinâmica, com o objetivo de causar reflexão, discussão e quem sabe a transformação dessa realidade. O objetivo final de toda encenação é levar ao público um espetáculo que fale de conflitos existenciais relevantes na atualidade. Trazer para a cena a necessidade constante de se refletir mais sobre preconceitos
Elisa mora com sua mãe, uma pessoa com deficiência, acamada. Na noite de natal se descobre sozinha. Mas o inusitado acontece, duas mulheres batem à sua porta: Vanusa e Teresa. Elisa, que está armada, prende as duas em seu apartamento. Ao longo do espetáculo, as personagens estabelecem uma relação de amor e ódio, rejeição e amizade. Além de proporcionar boas risadas, decorrentes da situação absurda em que se encontram. Jingobel revela ao público histórias trágicas de forma cômica, uma ironia necessária. Apresenta e discute entre tapas, tiros e beijos temas como: solidão, autoestima, violência doméstica, homossexualidade, abandono do idoso, religião e preconceito. Tudo regado a peru, vinho e o inevitável “clima natalino”.
SERVIÇO:
Em cartaz: até 29 de novembro, sábados às 20h30
Local: Espaço Cultural Encena – Zona Oeste de São Paulo
Classificação: 14 anos
Entrada franca, com contribuição espontânea
🎟 Reserve seu ingresso pelo Sympla:
👉 https://www.sympla.com.br/evento/jingobel-2025/3172231

