O site Entertainment Weekly revelou a sua lista de favoritos para o Oscar 2025, e Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui como favoritos em duas categorias da premiação.
Segundo o site, Ainda Estou Aqui perderia a categoria de Melhor Filme para O Brutalista, mas Fernanda Torres e o filme ganhariam em Melhor Atriz e Melhor Filme de Língua Estrangeira. O site ainda comenta os problemas que Karla Sofía Gascón tem sofrido em sua campanha do Oscar, e como isso acabou manchando a campanha de Emilia Pérez, deixando a disputa livre entre Torres e Demi Moore.
A matéria ainda comenta que Moore poderia ganhar por A Substância, mas acredita que todo o burburinho online feito pelos brasileiros pode ter ajudado na campanha e nas chances de Fernanda Torres em garantir a estatueta. Fernanda Torres concorre ao Oscar de Melhor Atriz em 2025 com Ainda Estou Aqui, enquanto sua mãe foi indicada na mesma categoria há 26 anos, com o filme Central do Brasil. Ambos dirigidos por Walter Salles.
Ainda Estou Aqui é ambientado no Brasil de 1971, e mostra um país em crise e sob o controle cada vez maior da ditadura militar. Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história verídica acompanha uma mãe de cinco filhos que é obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido é sequestrado pela Polícia Militar e desaparece sob sua custódia.
Fernanda Torres é a protagonista do longa, vivendo Eunice. A atuação da atriz tem sido recebida com louvor e indicações mundialmente. A principal delas, até agora, foi a de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro, onde Torres recebeu o prêmio. Também indicadas estavam Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton e mais.
Ainda Estou Aqui segue em cartaz no Brasil e já atraiu mais de três milhões de espectadores ao cinema. O filme foi premiado com o troféu de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024
Fonte: Omelete