O LATC anuncia uma nova edição do curso “Fazendo Meu Primeiro Filme”, agora em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Trata-se de um projeto ESG de inclusão social das comunidades e municípios do Rio de Janeiro através do audiovisual. Cada edição do curso oferece entre 15 e 20 vagas para jovens de 15 a 24 anos que irão aprender as técnicas cinematográficas e produzir curtas-metragens com o celular. O LATC fornecerá o material didático, suporte técnico e coordenação pedagógica do projeto.
O projeto é uma iniciativa do Conselho de Cultura da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). No município, os principais parceiros são a ABC Cursos de Cinema, a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JuvRio), a RioFilme e o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual – SICAV, além de outros patrocinadores e apoiadores estratégicos do setor privado. Junto da Cia. Encena, associação cultural privada sem fins lucrativos de Nova Iguaçu, as parcerias para a iniciativa são a Secretaria Municipal de Cultura, a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Escola CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade Intercultural Brasil-Estados Unidos e a Casa da Juventude Iguaçuana.
Ministrado pelo Professor Pedro Dannemann, o curso oferece uma introdução ao audiovisual para incentivar jovens a entrar no segmento profissional de cinema. Serão abordadas diversas etapas da produção, desde o desenvolvimento do roteiro até a edição da imagem e som do filme. As inscrições seguem abertas até o dia 15 de outubro e as aulas e as mentorias presenciais serão realizadas na Casa da Juventude Iguaçuana, a partir de janeiro, com uma mostra dos filmes feitos pelos alunos no dia 22 de fevereiro, na Casa de Cultura Teatro Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu.
Fonte: Tela Viva