segunda-feira, 2/02/2026

InícioNotíciasGeralHBO Max estreia "Dona Beja", reforçando a presença de novelas no streaming

HBO Max estreia “Dona Beja”, reforçando a presença de novelas no streaming

A HBO Max estreou hoje a novela Dona Beja, reafirmando seu pioneirismo ao levar o formato, que é tão presente na vida do público brasileiro, também para o streaming. A produção é a segunda novela original da plataforma, que abriu esse caminho com Beleza Fatal (2025), sucesso de audiência que conquistou o público e já garantiu uma segunda temporada, com estreia prevista para 2027. A cada semana cinco capítulos serão disponibilizados e os cinco primeiros já estão no ar.

Com 40 capítulos já gravados, Dona Beja não é um remake da obra exibida nos anos 1980 e sim uma releitura contemporânea. A novela será lançada globalmente, em mais de 100 países, ampliando o alcance da dramaturgia brasileira e reforçando seu espaço com audiências internacionais, num momento tão significativo, em que o cinema também tem conquistado um espaço notável.

Durante a coletiva de imprensa realizada em São Paulo, na última terça-feira, dia 27, o elenco se mostrou animado e com altas expectativas em relação à recepção do público. Na ocasião, a atriz Thalma de Freitas destacou a força do gênero ao afirmar que “nossa novela é uma demonstração muito clara de que o Brasil faz as melhores novelas do mundo”. A declaração reforça o reconhecimento histórico do país como referência em produção de novelas e o impacto de sua chegada ao streaming.

O investimento da HBO Max em novelas também evidencia a importância do formato para o audiovisual, ao gerar novas oportunidades de trabalho para atores, autores, diretores e profissionais técnicos. Produções longas e complexas como Dona Beja demandam equipes extensas e especializadas, movimentando o mercado e fortalecendo a indústria criativa brasileira.

Sobre a obra
Dona Beja revisita a história de Ana Jacinta de São José, figura histórica mineira, conhecida por desafiar convenções sociais em Araxá, Minas Gerais. A narrativa explora temas como empoderamento, desejo, liberdade e vingança, trazendo novas camadas à personagem e resgatando discussões sociais que permanecem atuais, como desigualdade e protagonismo feminino.

Protagonizada por Grazi Massafera, a nova Beja ganha novas camadas e complexidade. Em um gesto simbólico de respeito à história da obra, a atriz se encontrou com Maite Proença, intérprete da personagem na versão original, para conversar sobre Beja e pedir sua bênção na missão de dar vida à protagonista.

Para construir esse universo, a produção contou com uma cidade cenográfica de 1.000 m² e gravações em locações como Paraty e Lumiar, garantindo autenticidade, riqueza visual e grandiosidade à obra.

Elenco e produção
O elenco reúne Grazi Massafera, David Junior, André Luiz Miranda, Pedro Fasanaro, Bianca Bin, Deborah Evelyn, Indira Nascimento, Bukassa Kabengele, Otavio Muller, Isabela Garcia, Erika Januza, Tuca Andrada, Kelzy Ecard, Werner Schunemann, Thalma de Freitas, entre outros, além das participações especiais de Elizabeth Savalla, Othon Bastos, Elisa Lucinda, Virgílio Castelo e Lúcia Veríssimo.

Dona Beja é uma novela produzida pela Floresta e licenciada pela Warner Bros. Discovery. A obra é escrita por Daniel Berlinsky e António Barreira, com colaboração de Maria Clara Mattos, Cecília Giannetti, Clara Anastácia e Ceci Alves, e tem direção geral de Hugo de Sousa, com direção de Bia Coelho, João Boltshauser, Rogério Sagui, Thiago Teitelroit e Ana Angel.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ANÚNCIO

Veja Também

Comentários Recentes