A produtora Barry Company e o diretor artístico e executivo Rica Mantoanelli anunciaram a criação de um novo braço de Conteúdo Vertical, denominado “Barry Goes Vertical”. A iniciativa visa desenvolver narrativas short-form premium, como novelas verticais, microséries, documentários e realities, com episódios de 1 a 3 minutos, voltadas para o consumo em smartphones. A meta da operação é produzir de 25 a 40 títulos no primeiro ano.
O novo núcleo está integrado à área de entretenimento da Barry Company e será liderado por Juliana Funaro, sócia e diretora executiva do departamento de conteúdo da produtora. Funaro possui 28 anos de experiência no setor cultural e 19 anos no audiovisual, tendo trabalhado em parceria com plataformas como Disney, Amazon, Globo, ESPN e Netflix. A executiva também é diretora do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP) e diretora de negócios internacionais do coletivo +Mulheres no Audiovisual.
Rica Mantoanelli, ex-diretor do Núcleo de Ficção do SBT e jurado em duas categorias da semifinal do International Emmy Awards 2024, assume a liderança criativa do projeto. Mantoanelli é citado por unir know-how de produção serial de TV ao domínio da linguagem 9:16, a tela vertical. Ele foi responsável pela condução de projetos que exigiram a produção de mais de 360 capítulos anuais, além de ter atuado como diretor artístico de novelas como “Chiquititas”, “Carinha de anjo” e “Poliana”. A novela “Chiquititas” alcançou a 38ª posição global na lista das 50 produções mais vistas da Netflix, somando 162 milhões de horas consumidas em 2024.
O projeto visa atender à demanda por microdramas premium, ou novelas verticais, um segmento que a empresa descreve como “bilionário” em ascensão global em plataformas como TikTok, Kwai e YouTube Shorts.
A Barry Company, produtora independente, é responsável por títulos como os longas-metragens “Eduardo e Mônica”, a segunda maior bilheteria do cinema nacional em 2022, e “Faroeste Caboclo”, que teve mais de 1,5 milhão de espectadores. A série “Impuros”, com duas indicações ao Emmy e cuja sexta temporada está em fase de filmagem, é a produção de língua não inglesa mais assistida na Star+ na América Latina. Outras produções recentes incluem “Amor da minha vida”, série da Disney/Star+ que registrou a maior estreia da plataforma em 2024, e o filme “O filho de mil homens”, lançado na Netflix no dia 19 de novembro.
Juliana Funaro afirmou que a parceria consolida a visão da empresa de “ampliação de novos modelos de negócios e de novas formas de produção que acompanhem a modernização e a evolução do setor”. Rica Mantoanelli declarou que a união com a Barry Company, com seu “craft inquestionável com excelência e consistência”, visa “elevar o padrão de qualidade do Conteúdo Vertical no Brasil”.
O núcleo “Barry Goes Vertical” se soma aos demais braços da produtora com o objetivo de expandir formatos e acompanhar as novas dinâmicas de consumo, consolidando o Brasil como um hub para a serialização global no formato vertical.
Fonte: Tela Viva

