A Cinemateca Brasileira, localizada em São Paulo, é responsável pela preservação, restauração e difusão da produção audiovisual nacional, abrigando o maior acervo audiovisual da América Latina. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, no Programa de Amigos da Cinemateca, pessoas físicas que fazem a declaração completa do Imposto de Renda poderão optar por destinar até 6% do imposto devido para apoiar projetos culturais e contribuir com a nova campanha de captação de recursos.
Entre os benefícios do programa estão: gratuidade e descontos em museus e instituições culturais em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais; descontos em editoras de livros e instituições de ensino; além de acesso à pré-estreias, entrada preferencial nas sessões da Cinemateca e participação em eventos especiais.
A contribuição pode ser realizada pela plataforma Evoé:
• Acesse a evoe.cc, selecione o plano anual de R$ 130 e marque a opção “Sim”na pergunta “Com imposto de renda?”
• Realize o pagamento e guarde o comprovante. A Cinemateca emitirá um recibo de mecenato, necessário para a declaração.
• No próximo ano, ao preencher a declaração, inclua o valor na aba “Doações Efetuadas” e selecione “Incentivo à Cultura” para obter o desconto.
Segundo a instituição, o mecanismo funciona como uma destinação e não como uma despesa adicional, oferecendo aos contribuintes a possibilidade de apoiar diretamente iniciativas culturais.
Para mais informações, acesse o site oficial: cinemateca.org.br.
Fonte: Tantocine

