O Governo Federal, o Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc, apresentam o projeto “Dança Também é Educação: Circuito de Oficinas da ZN”, que segue com suas atividades gratuitas na Vila Olímpica do Sampaio até dezembro de 2025.
Após o sucesso do primeiro módulo, dedicado à iniciação de novos talentos, o projeto dá início ao Módulo II – Aprofundamento Técnico (setembro a dezembro de 2025). As oficinas são voltadas a jovens e profissionais que já possuem experiência em dança e desejam aprimorar suas técnicas, explorando novas possibilidades estéticas e performativas.
As aulas acontecem aos sábados, contemplando quatro modalidades:
- Hip Hop – com Zay Brumado
- Passinho – com Ryanzin
- Dança Contemporânea – com Natália Oliveira
- Jazz Funk – com Fernando Martins
Com foco em qualificação técnica, criação artística e fortalecimento de identidades culturais, o módulo promove um espaço de formação que prepara jovens dançarinos para atuarem em palcos, festivais e projetos profissionais, além de estimular a socialização, a disciplina e o empoderamento através da dança.
A equipe reúne artistas reconhecidos na cena da dança urbana e contemporânea, que atuam em festivais e encontros por todo o Brasil, garantindo aos participantes uma experiência formativa diversa, inclusiva e conectada às práticas artísticas atuais.
Sobre o projeto
Criado em 2023 por Natália Oliveira, o Dança Também é Educação nasceu na Vila Olímpica de Sampaio com o objetivo de democratizar o acesso à arte e à cultura através da dança. A iniciativa consolidou-se como espaço de formação, difusão e inclusão social, envolvendo centenas de crianças, adolescentes e jovens da Zona Norte e da Baixada Fluminense.
Do projeto, surgiu também a Companhia Jovem CriArte, formada por bailarinos entre 18 e 30 anos que já circulam em festivais e encontros nacionais, representando a força criativa da juventude periférica do Rio de Janeiro.
Serviço
Dança Também é Educação: Circuito de Oficinas da ZN – Módulo II
Local: Vila Olímpica do Sampaio – Rio de Janeiro (RJ)
Atividade: Oficinas gratuitas de dança – Aprofundamento Técnico
Período: setembro a dezembro de 2025
Dia: sábados
Horários: 16h e 17h
Modalidades: Hip Hop, Passinho, Dança Contemporânea e Jazz Funk
Classificação: livre
Gratuito
Programação
Hip Hop – às 16h
27/09; 04/10; 11/10; 18/10; 25/10;
Passinho – às 17h
27/09; 04/10; 11/10; 18/10; 25/10;
Dança Contemporânea – às 16h
01/11; 08/11; 22/11; 29/11; 06/12
Jazz Funk – às 17h
01/11; 08/11; 22/11; 29/11; 06/12
Ficha Técnica
Coordenação geral e produção: Luís Silva e Natália Oliveira
Assistência de Produção: Zay Brumado
Oficineiros(as): Natália Oliveira, Zay Brumado, Fernando Martins, Ryanzin
Fotografia e videografia: Coletivando Art
Realização: Dança Também é Educação, Coletivando Art, Perifa Cultural, Governo Federal – Ministério da Cultura – Governo do Estado do Rio de Janeiro – Política Nacional Aldir Blanc
Apoio: Vila Olímpica do Sampaio

