O governo federal vai lançar um streaming gratuito dedicado exclusivamente ao cinema nacional no segundo semestre de 2025. Chamada de TELA BRASIL, pelo Ministério da Cultura, o streaming terá estilo baseado em outras plataformas como Netflix, Prime Video e Disney+. O projeto foi idealizado pela Secretaria de Audiovisual (SAV), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, e vai dispor, gratuitamente, de conteúdos audiovisuais variados, entre curtas, médias, longas-metragens, trazendo um grande repertório do cinema brasileiro, em diferentes linguagens e formatos. O Minc investiu R$ 4,2 milhões em edital de licenciamento de obras para streaming brasileiro.
O anúncio do projeto já havia sido feito no ano passado, mas, após o sucesso do filme Ainda estou aqui, indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar, a iniciativa ganhou mais visibilidade e teve sua divulgação reforçada durante a Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais.
Segundo o Ministério da Cultura, o programa busca “ampliar o acesso à produção audiovisual brasileira” , além de “promover a difusão gratuita de conteúdos e fortalecer espaços de difusão não comerciais, como cineclubes, bibliotecas públicas e pontos de cultura”. Outro objetivo da iniciativa é atender à Lei 13.006/2014, que exige a exibição de filmes nacionais em escolas de educação básica, sendo mais facilmente atendida com o licenciamento promovido pelo Governo Federal.
Fonte: Correio Braziliense