Impacto Agasias Grupo de Teatro abre inscrições para ocupação de sua sede

Compartilhar :  

Postado em: 12 / 07 / 2024 [11:25 am]

O Impacto Agasias Grupo de Teatro com sede na comunidade de Heliópolis desde 2011 e que pesquisa a cidade e o humano como ponto de partida de seus trabalhos, inaugurou em 2021 seu espaço sede, a Casa Cultural Alcântara Sampaio, promovendo a descentralização e democratização do acesso às artes. Para dar continuidade a pesquisa, o grupo lança edital de residência artística, que integra a programação do projeto Cidade que Habita em Mim, contemplado pela 42ª edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo e que culmina com a estreia, em 2025, do sétimo espetáculo do coletivo.
 
As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de julho pelo site impactoagasias.com.br. Poderão se inscrever grupos profissionais que desenvolvam trabalhos em regiões periféricas na cidade de São Paulo e região Metropolitana, nas áreas de teatro, dança e performance, música, artes visuais, circo e cinema, com temática/estética destinada ao público infantil, jovem e adulto. 
 
Serão selecionados quatro projetos para uma apresentação cada na Casa Cultural Alcântara Sampaio entre os meses de setembro e dezembro. Os projetos poderão ser inéditos ou já realizados em temporadas anteriores, mas devem se relacionar com as temáticas centrais da pesquisa do Impacto Agasias: a cidade e o humano. Os artistas e grupos selecionados receberão uma ajuda de custo no valor total de R$1.000,00 (mil reais), valor corresponde a uma apresentação/exibição.
 
Para Wallace Borges, integrante do Impacto Agasias Grupo de Teatro, o principal objetivo da residência artística é emergir novas territorialidades. “Os artistas e coletivos poderão experimentar a Casa Cultural Alcântara Sampaio como espaço cênico e dialogar com a nossa pesquisa atual”, pontua ele.
 
Sobre o Impacto Agasias Grupo de Teatro
O coletivo, que reside desde 2011 na comunidade de Heliópolis, celebra em 2024 13 anos de pesquisa continuada tendo como ponto de partida a cidade e o humano trazendo uma perspectiva poética em seus trabalhos. No repertório estão os espetáculos: No Ritmo da Realidade (2011); Santo Cristo - uma história que você conhece de um jeito que você nunca viu (2012-2016); A Lenda Sumiu! (2015-2024); Dandara (2017-2023); Cidade do Sol - uma homenagem à menina luz (2018-2023); Santo Cristo - uma experiência cênica (2021-2024); Tudo Junto e Misturado (2020-2024); FUBÁ - uma receita para o tempo (2020-2024). Em 2021 inaugura seu espaço sede, a Casa Cultural Alcântara Sampaio, promovendo a descentralização e democratização do acesso às artes com oficinas e ações realizadas de forma gratuita, além de apresentações a preços populares, criando conexões com a comunidade, conhecida por muitos como Cidade do Sol.
 
Serviço:
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
Inscrições até 21 de julho.
Inscrições e informações no site impactoagasias.com.br e Instagram @impactoagasias
Casa Cultural Alcântara Sampaio – Rua Tamuatá, 236 – São João Clímaco, São Paulo.
 
Fonte e imagem: Assessoria